• MEIO AMBIENTE

    A nossa abordagem

    A Mitsubishi Motors leva a saúde do nosso planeta muito a sério. Examinamos todos os aspetos do nosso negócio, desde a conceção de veículos aerodinâmicos, com a máxima eficiência de combustível, até à redução de emissões por parte das nossas fábricas. Também nos responsabilizamos pela eliminação dos veículos que fizemos quando chegam ao fim da sua vida útil. Retiramos e reciclamos veículos mais antigos. Além disso, trabalhamos para garantir que, no futuro, uma percentagem ainda maior de cada veículo possa ser reciclada.

    Utilizamos tecnologia de ponta para reduzir o uso de energia e resíduos, melhorando a qualidade dos nossos produtos. Os nossos designers podem criar e "conduzir" veículos virtuais em estradas realistas, economizando energia, materiais e combustível necessários para construir e testar um protótipo de tamanho real. Uma das muitas mudanças inovadoras nos nossos processos foi a alteração para tintas à base de água, tal reduziu fortemente a liberação de metais pesados nas águas residuais no processo de pulverização.


    Verde por design

    O aquecimento global é uma questão urgente e a indústria automóvel está a trabalhar arduamente para melhorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO₂. A aerodinâmica pode desempenhar um papel significativo no corte de emissões. Desta forma, os nossos engenheiros aprimoram novas formas de chassi usando experiências em extensos túneis de vento usando modelos à escala e simulações em computador. Desenvolvemos mesmo uma sofisticada tecnologia de Realidade Virtual para testar a aerodinâmica dos veículos protótipos antes de iniciar a fabricação dos veículos finais. Usando a mesma tecnologia, os engenheiros podem experimentar os modelos num percurso realista e até mesmo experimentar a visão de uma pessoa de altura diferente, como resultado é possível economizar energia, materiais e combustível.

    Os nossos engenheiros também estão a testar novos materiais ecológicos para serem usados em futuros carros. Alguns destes foram exibidos pelo Concept-cX, incluindo o Green Plastic: uma família de resinas à base de plantas, que podem ser usados em componentes como tapetes, portas, painéis e outros materiais internos.


    Fábricas mais verdes

    A Mitsubishi Motors pretende ser um dos melhores fabricantes de automóveis do mundo em termos de desempenho ambiental. Nas fábricas da Mitsubishi, Mitsubishi Motors Corporation e Mitsubishi Motors (Tailândia), o Sistema de Gestão Ambiental é certificado de acordo com a norma ISO 14001. Garantindo que todos os aspetos ambientais, e até mesmo o ruído, sejam avaliados, registados e reduzidos através de um programa de melhoria contínua. Cada aspeto do nosso negócio segue o princípio 3R da Mitsubishi - Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

    A introdução de novos processos reduziu a descarga de metais pesados em 99% desde 1989. Também usamos menos água em geral no fabrico dos nossos carros. Reduzimos consideravelmente a emissão de hidrocarbonetos pela introdução de materiais à base de água, produzimos menos resíduos e usamos menos materiais embalados, otimizando continuamente os nossos processos.

    A Mitsubishi Motors também tem o cuidado de reduzir o ruído em todas as suas fábricas. As medidas incluem a criação de "zonas de ruído" isoladas, para que as vizinhanças não tenham fluxos de veículos perto das suas habitações. Continuaremos a reduzir o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono (CO₂) e a usar técnicas de reciclagem ideais para novos materiais.


    Trabalhos de reciclagem

    A Mitsubishi Motors tem o maior cuidado pelo meio ambiente e escolhemos materiais que podem ser reciclados e reutilizados depois do veículo chegar ao fim da sua vida útil. Construímos cada veículo para durar, mas quando a sua longa vida chegar ao fim, os mesmos serão recebidos e reciclados da maneira mais ecologicamente correta, de acordo com a diretiva da CE sobre Veículos em Fim de Vida e quaisquer outras normas nacionais aplicáveis. 

    Todos os veículos da Mitsubishi Motors (até 3.5t GVW) vendidos na Europa após 1 de Julho de 2002 serão retomados gratuitamente nos pontos de recolha designados, desde que o veículo contenha todos os componentes principais e esteja livre de resíduos. A partir de 1 de janeiro de 2007, isto aplica-se a todos os veículos da Mitsubishi Motors vendidos na Europa, independentemente da data de venda. 

    No caso de qualquer veículo ter resíduos adicionais adicionados ou componentes essenciais em falta, o ponto de recolha autorizado poderá cobrar uma taxa extra. Ao aceitar o seu veículo para reciclagem, os pontos de recolha autorizados emitirão um Certificado de Destruição (COD), que é exigido pelas autoridades locais para o cancelamento do registro do seu veículo Mitsubishi.

    As possibilidades de reciclagem de veículos e componentes de veículos são continuamente avaliadas e melhoradas, com o objetivo de reciclar ainda mais componentes do veículo no futuro.

    Garantindo uma reciclagem ecologicamente correta, os fabricantes de veículos estabeleceram o "Sistema Internacional de Informações sobre Desmantelamento" (IDIS) há vários anos. A Mitsubishi é membro deste sistema de informações que reportam detalhadamente aos departamentos de reciclagem quais materiais usados num veículo e como o desmantelamento e reciclagem devem ser tratados.

    A Mitsubishi cumpre os requisitos legais europeus. Os nossos veículos atendem aos requisitos da diretiva europeia Reutilização, Reciclagem e Recuperabilidade (RRR), desde o primeiro rascunho de projeto do veículo, à sua conceção e uso até ao fim da sua vida útil.

    Além disso, os materiais de conceção e manutenção usados são monitorizados e registados de acordo com o Regulamento "REACH" (Regulamento de Autorização de Avaliação de Restrição de Produtos Químicos).


    Relatórios Ambientais

    O meio ambiente será um dos grandes desafios do século XXI. A Mitsubishi Motors esforça-se para alcançar o desenvolvimento e a proteção ambiental sustentável. O abrangente relatório mundial de medidas de proteção ambiental foi documentado no relatório ambiental anual da Mitsubishi Motors Japan. 



Contactar uma concessão