1970
Galant GTO
A Mitsubishi apresentou o Galant Coupe GTX-1 no Salão Automóvel de Tóquio, no outono de 1969, causando um enorme furor. Este modelo destacava-se pela sua dianteira comprida, habitáculo compacto e linhas elegantes, tudo com o objetivo de trazer uma lufada de ar fresco para o mundo dos automóveis desportivos de vanguarda.
Lançado comercialmente em novembro de 1970 este modelo viria a receber a designação de Galant GTO*. O capô, comprido e baixo, e a traseira, em forma de cauda de pato, reduziam o coeficiente de resistência ao ar. A versão de performance GTO-MR estava equipada, pela primeira vez na história da nossa marca, com um motor DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça), de 125 cv. Ao mesmo tempo, com os seus sete mostradores, o painel de instrumentos dava ao condutor a sensação de estar sentado aos comandos de um avião. Este foi um dos modelos mais apreciados de sempre no mercado japonês.
*GTO significa Grande Tourismo Omologato (muitas vezes abreviado para GT), que se pode traduzir por “grand tourer homologado”. Refere-se a um veículo de performance capaz de percorrer grandes distâncias a alta velocidade.