2009
i-MiEV
O i-MiEV destacava-se, entre outros aspetos, por uma grande distância entre eixos, herdada do modelo i, cuja posição do motor surgia a meio da carroçaria. Essa grande distância significava a existência de espaço suficiente para instalar uma volumosa bateria de propulsão de alta capacidade (de iões de lítio) sob o piso do habitáculo e a unidade de potência elétrica sob a bagageira. Esta solução permitiu que o i-MiEV beneficiasse de uma autonomia impressionante, sem sacrificar o espaço para os ocupantes ou para a bagagem.
Este modelo contava também com o MiEV OS (sistema operativo MiEV), um sistema de gestão do veículo avançado e integrado, obtido ao longo de muitos anos de investigação e desenvolvimento da tecnologia EV.
O i-MiEV apresentava já as elevadas prestações e fiabilidade características da nova geração EV. Com zero emissões de CO2 durante a condução, era 100% elétrico, silencioso, ágil e confortável. Este modelo venceria o prémio de Êxitos Especiais, na categoria de “Tecnologia Mais Avançada”, da edição de 2009-2010 do Carro do Ano do Japão.