1982

Shogun

No Japão, a procura de automóveis com tração integral também aumentava por essa altura, com cada vez mais clientes a procurá-los para uso nas suas atividades de lazer. Foi devido a este fator que desenvolvemos a nossa própria tecnologia 4WD. O resultado foi o Shogun 4WD (conhecido como Montero ou Pajero em alguns mercados), pioneiro de uma nova geração de SUV, que proporcionava uma performance de condução sofisticada a preços razoáveis.

Este novo modelo foi muito bem recebido no Salão Automóvel de Tóquio de 1979. Seguiram-se as versões com capota em metal e em tela, que começaram a sair das linhas de montagem em 1982. Em julho de 1983, surgiu a versão com distância entre eixos longa, seguindo-se as equipadas com caixa de velocidades automática (1985) e as dotadas de motores a gasolina V6 e Diesel (1988).

Entre as características deste modelo destacavam-se as suas excecionais prestações no todo-o-terreno e facilidade de condução, semelhante a um automóvel de passageiros comum. Logo à primeira tentativa, o Shogun venceu o Rali Paris-Dakar na sua categoria, em 1983. Depois, em 1985, chegou a sua primeira vitória na classificação geral, feito que viria a repetir por mais 11 vezes ao longo de 25 anos, até 2009.