A tecnologia híbrida plug-in do Eclipse Cross PHEV
TECNOLOGIA VIRADA PARA O FUTURO
O sucesso do Outlander PHEV como base de partida
O Eclipse Cross PHEV beneficia das mesmas tecnologias que integram o altamente bem sucedido Mitsubishi Outlander PHEV, que venceu nada menos de 21 prémios à escala global. À semelhança deste último, o Eclipse Cross PHEV está equipado com um motor a gasolina, que lhe oferece uma propulsão convencional sempre que necessário, para além de dois motores elétricos: um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro.
O NOVO GRUPO MOTOPROPULSOR DO ECLIPSE CROSS PHEV
Um motor de combustão, dois motores elétricos
UM SISTEMA DE PROPULSÃO ÚNICO
Baseado na tecnologia EV e não nos motores de combustão
1. 4WD Twin e-engine e S-AWC
Os motores elétricos montados separadamente nos eixos dianteiro e traseiro melhoram a resposta do sistema de tração integral, enquanto o sistema S-AWC garante uma condução muito mais estável, intuitiva e linear.
2. Novo motor de 2,4 litros
Este extremamente eficiente e silencioso motor, com ciclo Atkinson, proporciona maior economia de combustível e menores emissões de CO2.
3. Gerador
O gerador de alto rendimento transforma a potência do motor em eletricidade, recarregando a bateria de propulsão e reforçando os motores elétricos quando necessário.
4. Unidades PDU (motor elétrico dianteiro) e EMCU (motor elétrico traseiro)
Estas unidades de controlo inteligentes contribuem para uma maior eficiência energética e para um comando ótimo dos motores elétricos, disponibilizando instantaneamente um binário máximo superior ao de um motor de combustão de 3,0 litros.
5. Bateria de propulsão
A bateria de alta capacidade (13,8 kWh) está situada sob o piso, o que permite um espaço interior mais amplo e um centro de gravidade mais baixo, favorecendo a segurança e a facilidade de condução. A eletricidade armazenada também pode ser aproveitada para alimentar dispositivos externos.
O Eclipse Cross PHEV é tão avançado que consegue selecionar automaticamente o modo de condução mais eficiente, em função da situação de condução.
Modo de condução EV (potência exclusivamente elétrica)
MELHOR PARA: CONDUÇÃO URBANA OU PEQUENAS VIAGENS
Os motores elétricos propulsionam o veículo utilizando eletricidade da bateria, o que resulta na ausência de consumo de combustível e de emissões de CO2. Este modo de condução é silencioso, limpo e potente, capaz de atingir uma velocidade máxima de 135km/h.
Modo híbrido em série (motor de combustão gera eletricidade)
MELHOR PARA: CAMPO
Os motores elétricos propulsionam o veículo usando eletricidade gerada pelo motor de combustão. Este gera eletricidade para recarregar a bateria quando o nível de carga está baixo e para aumentar a potência em situações de rápida aceleração ou em subidas íngremes.
Modo híbrido paralelo (motor de combustão + motor elétrico)
MELHOR PARA: AUTOESTRADA, ESTRADA ABERTA
O motor de combustão propulsiona o veículo a altas velocidades, etc. (quando a sua eficiência de consumo é elevada), beneficiando da ajuda dos motores elétricos sempre que é necessária potência extra.
Seletor do modo de condução EV
O condutor pode escolher entre utilizar a energia, guardá-la ou canalizá-la para carregar a bateria, bastando para isso utilizar o seletor do modo de condução EV.
PATILHAS DE COMANDO DA TRAVAGEM REGENERATIVA NO VOLANTE
Carregue a bateria durante a condução
Quando o veículo trava, é naturalmente gerada energia cinética. O Eclipse Cross PHEV aproveita essa energia para manter a carga da sua bateria . Por outras palavras, o motor elétrico utiliza o ímpeto da deslocação do veículo para recuperar energia que, de outra forma, seria perdida para os discos de travão sob a forma de calor. As patilhas de comando no volante permitem-lhe controlar a quantidade de energia que é regenerada. Consoante as condições de condução, escolha um de entre seis níveis. A outra vantagem desta tecnologia inovadora é o facto de ser mais amiga do ambiente: com ela, a necessidade de utilização do motor a gasolina diminui.
RECARREGUE A SUA BATERIA
Bateria de iões de lítio de alta capacidade
Um veículo elétrico plug-in (PHEV) está equipado com um motor de combustão convencional e com um motor elétrico. Este último é alimentado por uma bateria, que pode ser recarregada a partir de uma fonte de alimentação externa. O Eclipse Cross PHEV está equipado com uma bateria de iões de lítio de alta capacidade, cujo carregamento tem tanto de cómodo como de fácil: o utilizador pode fazê-lo ligando o veículo a uma tomada doméstica, a um dispositivo especial para carregamento doméstico ou a um dos muitos postos de carregamento públicos existentes.
SABER MAIS SOBRE CARREGAMENTOBAIXAS EMISSÕES DE CO2
Menos custos para si e para o ambiente
Ao aproveitar energia elétrica com maior frequência, o Eclipse Cross PHEV revela-se muito mais amigo do ambiente, característica que é reforçada pelas suas emissões de CO2 incrivelmente baixas, de apenas 46g/km (WLTP).
A autonomia de até 55 km com zero emissões em cidade permite-lhe fazer praticamente todas as suas viagens do dia a dia apenas com energia elétrica, recorrendo à gasolina apenas nas viagens mais longas.
DAR E RECEBER ENERGIA
Partilha de energia (sistemas Vehicle 2 Home e Vehicle 2 Grid)
O Eclipse Cross PHEV não retira apenas energia das tomadas de sua casa: também a devolve. No entanto, esta funcionalidade só é possível com um conector ChaDeMO. Este dispositivo bidirecional permite-lhe utilizar eletricidade excedentária armazenada na bateria do seu Eclipse Cross PHEV em sua casa, ou devolvê-la à rede pública.
APLICAÇÃO MITSUBISHI REMOTE CONTROL
Uma vida mais cómoda, comandada à distância
Quer programar o temporizador de carregamento do seu Eclipse Cross PHEV, para que este apenas recarregue à noite (quando a eletricidade é mais barata)? Com a aplicação Mitsubishi Remote Control poderá fazer isso e muito mais. Por exemplo, programar a temperatura para pré-aquecer ou pré-arrefecer o habitáculo, de modo a que este se encontre à temperatura ideal quando chegar ao seu veículo. Ou ainda acender as luzes à distância se não conseguir lembrar-se de onde o estacionou.
Qual é a diferença entre um automóvel híbrido, um EV e um PHEV?
Um híbrido utiliza tanto um motor de combustão como um ou mais motores elétricos, com a bateria a ser carregada apenas quando o veículo se encontra em circulação. Em contraste, um veículo elétrico (ou EV) é propulsionado apenas por uma bateria, que é carregada a partir de uma fonte de alimentação externa.
Por último, um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) está equipado com um motor de combustão e uma bateria, que também neste caso pode ser carregada a partir de uma fonte de alimentação externa. Por isso, não só é cómodo de carregar, como é mais versátil, ao oferecer ao condutor dois tipos de propulsão que trabalham em harmonia.
ECLIPSE CROSS PHEV
Para saber mais sobre o entusiasmo ao volante de um Eclipse Cross PHEV, aceda a “Saber mais sobre Condução”.