07/02/2023
Carro citadino: pequenas escolhas, grande estilo
Na cidade, o espaço vale ouro, em especial quando circulamos no nosso carro. Construídas, na sua maioria, em épocas em que o carro era uma imagem ainda muito distante, as cidades portuguesas acabam por se assemelharem a uma verdadeira corrida de obstáculos para a maioria dos condutores.
Ruas estreitas, cruzamentos impossíveis, milhares de pessoas a cruzarem a via a qualquer momento, falta de estacionamento, camiões a interromperem ou a deixarem pouco espaço para a faixa de rodagem são alguns desses obstáculos que, todos, os dias, quem vive ou trabalha nas cidades portuguesas tem de ultrapassar.
Tudo isto acaba, invariavelmente, por resultar em tempo perdido, dores de cabeça, carros amassados ou riscados e muito combustível desperdiçado que implica, necessariamente, dinheiro a sair da sua carteira.
Contudo, há uma solução para estes problemas. Chama-se carro citadino e é, tal como o nome indica, a chave da resolução deste problema de mobilidade para quem mora na cidade. E porquê? É o que vamos descobrir com a ajuda do Mitsubishi Space Star, um carro citadino criado a pensar em quem vive e trabalha na cidade e quer dar mais espaço à sua vida, e do novo Mitsubishi ASX, um suv compacto que combinada todas as vantagens de um citadino com o conforto de um SUV.
Mitsubishi Space Star: Vantagens de um carro citadino
Preço acessível
Poupam combustível
Como todos já reparámos, os preços dos combustíveis encontram-se em níveis praticamente incomportáveis para a comum das bolsas. Este alto preço dos combustíveis é ainda mais preocupante quando se percebe que o “para arranca” do quotidiano citadino e as potenciais filas acabam por drenar rapidamente o depósito dos nossos carros.
Neste cenário, carros citadinos acabam por se evidenciar, já que, em média, gastam menos do que 5 litros/100km. Esse é o caso no novo Space Star que, ao vir equipado com um motor de 1,2 litros, 12 válvulas, 3 cilindros em linha DOHC MIVEC lhe garante uma grande velocidade de resposta, o que acaba por se saldar numa economia de combustível, poupança que é ainda exponenciada pelo seu reduzido coeficiente de resistência aerodinâmica.
Mais móveis e compactos
Como referimos, as ruas estreitas com os seus ângulos apertados e os exíguos lugares de estacionamento tornam, não raras vezes, a condução em cidade uma verdadeira corrida de obstáculos. Com um carro citadino, a simplicidade e facilidade de condução são recuperadas, uma vez que este tipo de carros apresenta uma mobilidade superior em relação aos seus congéneres de outros segmentos.
Pegando no exemplo do Space Star, o seu raio de viragem extremamente otimizado de 4,6 metros (um dos mais vantajosos da sua classe) e o seu design exterior garantem não só viragens mais suaves, mas também um estacionamento simples em espaços onde, por norma, seria difícil encaixar um outro carro.
Mais segurança
Conduzir apresenta uma série de desafios. A proximidade, muitas vezes exagerada, a outras viaturas e os peões exigem do condutor uma atenção constante. Contudo, nem sempre é possível reagir a tempo, por isso o melhor é mesmo prevenir.
Nesta questão da prevenção e segurança os carros citadinos vêm equipados com uma grande gama de características que fazem por preservar não só a sua segurança e a de quem vai no veículo, mas também os peões. Esse é o caso do Space Star que vem equipado com grelha e grelha e o para-choques dianteiros com o design DYNAMIC SHIELD (“escudo dinâmico”), um conceito único que cria, em simultâneo, um escudo protetor para os ocupantes do carro e para os peões que circulam na via.
A estas vantagens, o Space Star junta ainda as óticas de grandes dimensões HID BI-XÉNON e espelhos retrovisores dobráveis e ajustáveis eletricamente.