10/10/2023

O que saber antes da inspeção automóvel

Tal como a carta de condução é o documento oficial que nos habilita a conduzir nas estradas portuguesas, a inspeção automóvel, obrigatória por lei, é a garantia de que o nosso carro pode circular em Portugal.

O grande objetivo da inspeção ao carro é o de garantir que este cumpre com as condições de segurança atuais estipuladas pelo governo para poder circular nas estradas portuguesas sem colocar em risco os ocupantes e os outros utilizadores da via.

Seja o nosso veículo ligeiro, um pesado de mercadorias ou passageiros, um reboque ou um semirreboque, estamos obrigados a, pelo menos uma vez por ano, a realizar a sua inspeção num dos Centros de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) espalhados por Portugal. Contudo, antes de levarmos o nosso carro à inspeção é necessário que tomemos alguns cuidados para que o nosso automóvel não seja reprovado.

Cuidados a ter antes da inspeção automóvel

Para que nada falhe e não se veja obrigado a repetir a inspeção, é importante que antes de levar o seu carro à inspeção consulte a ficha da inspeção anterior (é obrigatório tê-la em sua posse como veremos mais à frente) e, caso tenha alguma deficiência de tipo 1, procure resolver o problema junto de uma oficina mecânica sob pena de ver o seu carro ser reprovado.

Para além disto, é importante proceder a uma pequena revisão do seu automóvel que se foque, especialmente, nas luzes, pneus, amortecedores, cintos de segurança, limpa para-brisas, triângulo e colete refletor, estes últimos devem estar homologados e conter uma etiqueta que indique que cumprem com a regulamentação EN 471 ou EN 1150.

Depois de resolvidos potenciais deficiências de tipo 1 (as menos problemáticas) e feita a revisão, antes de fazer a inspeção do carro é necessário reunir os documentos necessários para a mesma, tais como: DUA (Documento único Automóvel), título de registo de propriedade, ficha da inspeção anterior (quando não se trata da primeira inspeção), documentos do seguro e CC ou BI.

Prepare, de igual forma, a carteira, já que a inspeção automóvel tem custos:

- Veículos ligeiros: 31,50 euros (com IVA);

- Veículos pesados: 47,15 euros (com IVA);

- Reboques e semirreboques: 15,87 euros (com IVA);

Caso tenha perdido a sua ficha de inspeção, poderá pedir uma segunda via da mesma por 2,61 euros + IVA e se falhou o prazo de inspeção (30 dias) terá de pagar uma nova inspeção.

Existe ainda a possibilidade de fazer uma inspeção extraordinária devido a alterações que efetuou na direção, travagem, suspensão ou devido a um acidente e uma inspeção por nova matrícula. No primeiro caso, a inspeção fica por 109,97 euros e deve fazer-se acompanhar de um documento que comprove a alteração, enquanto na segunda situação o preço é de 78,63 euros.

Prazos para a inspeção automóvel

O prazo em que terá de levar o seu carro à inspeção dependerá da data da primeira matrícula e da classe a que o veículo pertence.

Assim, imagine que acabou de adquirir um novo Mitsubishi Space Star, Eclipse Cross PHEV ou ASX. Como será a primeira vez que um destes automóveis é matriculado e são veículos ligeiros de passageiros, a sua primeira inspeção só acontecerá daqui por quatro anos. Quando, daqui por quatro anos realizar a inspeção, terá dois anos de espera até nova inspeção. Daí em diante, a inspeção automóvel será feita anualmente.

Já no caso de um ligeiro de mercadorias, a primeira inspeção acontece dois anos após a primeira matrícula e, daí em diante, de forma anual, enquanto em pesados de passageiros, mercadorias, reboques, semirreboques e uma série de outros veículos, o prazo para a primeira inspeção é de um ano. Durante os sete anos seguintes a inspeção mantém uma periocidade anual. Do oitavo ano em diante, a inspeção passa a ser semestral.

Independentemente da classe a que pertença o seu veículo e de se tratar ou não da primeira inspeção, poderá antecipar a realização da inspeção até três meses. Por exemplo, caso a data de inspeção do nosso carro marque dia 20 de agosto, podemos antecipá-la até ao dia 20 de maio.

Como já referimos, se ultrapassarmos a data-limite para inspeção, teremos de marcar uma nova inspeção e pagar uma multa que varia entre os 30 e os 1250 euros dependendo da classe a que pertence o nosso carro.

Se falharmos a inspeção automóvel ou o nosso veículo não passar na inspeção e continuarmos a conduzi-lo, incorremos numa multa que varia entre os 250 e os 1250 euros.